fbpx

O que visitar na Albufeira da Barragem de Castelo de Bode? Guia completo

por Fábio Santos

A Albufeira da Barragem de Castelo de Bode é o local mais paradisíaco e veraneante de toda a região Centro de Portugal. Entre montes e vales percorre a seu passo, sem pressas, o rio Zêzere pincelando a paisagem com os seus tons azul esverdeado. Nas margens da albufeira estão localizadas algumas das praias fluviais mais bonitas de Portugal e principalmente, para regalo de muitos, também as águas mais amenas.

Trocar as praias da costa pelas praias fluviais parecia não fazer sentido, parecia estar a dar um passo atrás na qualidade das férias. Hoje, muitos de nós estão a inverter esse raciocínio precipitado e ano após ano as praias fluviais tem ganho mais adeptos. E porquê? Aqui as férias são sinónimo de tranquilidade, de contacto com a natureza em que uma ida à praia não obriga à correria de encontrar lugar para estacionar e onde sobretudo o ar é mais respirável.

A região da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode proporciona uma oferta turística transversal, com praia para os veraneantes, com percursos pedestres pela serra para os adeptos de natureza, desportos radicais aquáticos para os mais aventureiros e ainda enriquecedoras lendas e histórias do património templário para os amantes de história. Está dado o mote para conhecer aquela que consideramos uma das zonas mais completas de Portugal.

A Barragem de Castelo de Bode forma a segunda maior bacia hidrográfica de Portugal, sendo apenas superada pelo enorme Alqueva. Ainda assim Castelo de Bode conta com cerca de 60km de extensão e abrange alguns dos municípios mais carismáticos da região centro: Tomar, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Abrantes.

O que visitar?

A Albufeira da Barragem de Castelo de Bode é conhecida maioritariamente pelas suas cénicas praias fluviais de águas amenas e são tantas e tão boas que pretendemos dar a conhecer todas as que já tivemos oportunidade de visitar. A região é tão bonita que para além das praias existem vários miradouros, aldeias ribeirinhas cheias de carisma e muitos percursos em plena natureza. Fique a conhecer um pouco mais desta região lindíssima. 

Praia Fluvial Aldeia do Mato

Na margem esquerda do rio Zêzere, no concelho de Abrantes, está localizada a conhecida Praia Fluvial Aldeia do Mato. Este pequeno recanto da Albufeira de Castelo de Bode, pelas suas excelentes infraestruturas (piscina flutuante, balneários, bar, parque de campismo com bungalows), tornou-se uma das praias mais procuradas na região. Além da temperatura amena das águas, a sua qualidade é de excelência comprovada pela exibição da bandeira azul. Tem a benesse que para os amantes de desportos náuticos é ainda possível praticar wakeboard ou canoagem.

Miradouro da Aldeia do Mato

Para apreciar das paisagens deslumbrantes da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode não deixe de espreitar a fantástica vista do Miradouro da Aldeia do Mato. É super fácil de encontrar, além de estar marcado no Google Maps, basta apenas seguir em frente pelo centro da aldeia ao invés de virar à esquerda em direção à praia fluvial da Aldeia do Mato. No miradouro pode desfrutar de uma vista privilegiada sobre os vales cobertos de verde vegetação enquanto que, por sua vez, o Zêzere segue a bom passo até ao Tejo.

Praia Fluvial de Fontes

Uma das mais recentes praias da região é a Praia Fluvial de Fontes, localizada junto à pequena localidade de Cabeça Ruiva ainda no concelho de Abrantes. Ao visitar qualquer uma das praias da região poderá ter uma certeza é que em todas elas irá encontrar excelentes paisagens naturais. Esta praia tem uma vantagem, é que além das vistas incríveis sobre as encostas tem ainda uma paisagem fantástica para a Ilha do Lombo.

A praia está equipada com uma piscina flutuante, ideal para os mais novos, e dispõem ainda de um bar com uma excelente variedade de cocktails e dona de uma vista soberba.

Curiosidade:

A Ilha do Lombo, é uma propriedade privada que outrora foi um dos alojamentos turísticos mais mediáticos de Portugal. A estalagem teve sua conclusão no ano de 1974 e durante as duas décadas subsequentes viveu anos de luxo e de grande sucesso sendo local de férias de muitas personalidades portugueses, desde políticos a artistas das mais variadas áreas. Após a morte do proprietário, Francisco Soeiro, a estalagem foi entregue aos seus quatro filhos que nunca se entenderam em relação à sua gestão acabando por a vender em 1998. Daí em diante, a estalagem nunca mais se reergueu passando por alguns proprietários que ora com problemas monetários para as obras de manutenção ora por problemas de licenciamento a Ilha do Lombo nunca mais abriu ao público. Uma pena!

Miradouro da Aldeia de Fontes

Na aldeia de Fontes está localizado mais um maravilhoso miradouro para admirar a magnitude da envolvência natural da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O verde e o azul convergem num misto de espetacularidade visual ímpar que só consegue ser verdadeiramente desfrutado num dos pontos mais altos para o observar. Este miradouro fica nas imediações da igreja da aldeia de Fontes, conhecida como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Miradouro do Cristo Rei

Os locais para apreciar o rio Zêzere e a sua imensidão paisagística são vários e todos os eles nos fazem ficar boquiabertos. O Miradouro do Cristo Rei, também conhecido como o Miradouro da Matagosa, é um dos miradouros que mais passa despercebido aos turistas que visitam a região muito por culpa da falta de divulgação do local. Um dos pontos mais altos do concelho de Abrantes, com uma vista imperdível em especial para o Penedo Furado. Para além da vista conta ainda com três monumentos em homenagem à mulher portuguesa, aos navegadores e aos aviadores.

Os acessos ao miradouro não são os melhores, sendo necessário percorrer vários metros por uma estrada de terra batida algo esburacada que pode ser ultrapassada de automóvel. Os metros finais terão de ser obrigatoriamente cumpridos a pé porque se trata de uma estrada ingrime e com várias pedras. O esforço da subida é completamente sucumbido com a vista deslumbrante que irá poder desfrutar calmamente.

Penedo Furado

O Penedo Furado, embora não esteja localizado na Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, está localizado nas suas imediações pelo que achamos benéfico e útil incluir no roteiro pela região.

Localizado bem no centro de Portugal, em pleno concelho de Vila de Rei, o Penedo Furado é um local místico que presenteia os seus visitantes, com uma fenomenal praia fluvial de águas límpidas, uma cascata que é um verdadeiro regalo da natureza e um fantástico passadiço para os amantes de caminhadas.

À chegada, a primeira das atrações que encontramos é a Praia Fluvial do Penedo Furado que dispõe de uma areia confortável, ao contrário da maioria das praias da região, e ainda conta com estruturas de apoio, como o bar, parque de merendas, casas de banho e chuveiros. Devido à fama desta praia, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, nos meses de verão costuma ficar completamente lotada.

Depois de apreciar das qualidades da praia fluvial siga pelos passadiços do Penedo Furado, que tem cerca de 700m de extensão e dirija-se até à cascata do Penedo Furado. Uma cascata vertiginosa que cai sobre uma generosa piscina natural de águas cristalinas que convidam a banhos refrescantes. Se seguir pela margem esquerda da cascata, pelas escadas de pedra irá encontrar poucos metros mais acima outra cascata igualmente paradisíaca.

Dica:

Se for amante de caminhadas e o percurso de apenas 700m da praia fluvial à cascata não for suficiente para si pode sempre optar por realizar o Trilho das Bufareiras (PR3), que tem o início no centro de Vila de Rei e termina na Praia Fluvial do Penedo Furado. Um percurso que segue ao longo da Ribeira do Pisão onde pelo caminho terá a oportunidade de conhecer um belo par de cascatas e ser presenteado com as paisagens deslumbrantes da região das Bufareiras.

Praia Fluvial da Zaboeira

A norte do Penedo Furado, mas ainda em pleno território concelhio de Vila de Rei, chegamos à magnífica Praia Fluvial da Zaboeira. Uma das coisas que mais gostamos desta praia em relação à maioria da região é que costuma ser menos procurada, permitindo passar um dia em pleno contacto com a natureza de forma tranquila. Além de todo o enquadramento paisagístico e das águas temperadas ainda dispõe de uma piscina flutuante ideal para a segurança dos mais novos.

Praia Fluvial de Fernandaires

O concelho de Vila de Rei oferece-nos algumas das melhores praias da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode e a Praia Fluvial de Fernandaires é um dos seus cartões de visita.

Localizada numa baía generosa, esta praia é dona de um enquadramento paisagístico capaz de deixar qualquer um sem palavras. Rodeada de altas montanhas repletas de árvores e com as águas calmas e reluzentes do Zêzere a seus pés, é impossível resistir a um local como este. As qualidades balneares ajustam-se às qualidades para a prática de desportos aquáticos, existindo para além das excelentes condições para a prática de canoagem ou paddle, um cable park destinado à prática de wakeboard.

Na praia estão instalados ainda uma piscina para adultos e crianças, chapéus de sol, bar com esplanada e balneários. Estão criadas todas as condições para um dia de praia em cheio!

Miradouro de Fernandaires

Se vier do lado de Vila de Rei, antes de descer para a Praia Fluvial de Fernandaires, irá encontrar à sua esquerda um pequeno retiro de terra batida, onde pode deixar o carro, e na sua frente um pequeno penedo. Embora o acesso não seja dos mais simples, também não é dos mais complicados e com algum cuidado pode chegar àquela que consideramos a melhor vista para a albufeira.

Um miradouro natural, com uma vista incrível sobre a praia e sobre toda a região. Como não costuma ser muito movimentado pode apreciar calmamente o momento e quem sabe mostrar o seu lado mais fotogénico.

Praia Fluvial do Trízio

A Praia Fluvial do Trízio está localizada no concelho da Sertã e é uma das praias mais conhecidas da região e uma das que possui melhores condições para passar um dia em grande.

Com boas áreas de sombra e um largo espaço para permanecer, esta praia é uma das mais amplas da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. Além de ser uma praia espaçosa, é na praia do Trízio que está instalado o Centro Náutico do Zêzere, que disponibiliza equipamentos para a prática de canoagem, ski aquático ou a possibilidade de alugar uma embarcação para navegar nas águas límpidas do Zêzere. Encontrará ainda um dos cable parks mais concorridos da albufeira, um dos melhores locais para experimentar wakeboard.

Para além disso, conta ainda com várias infraestruturas de apoio, como bar e restaurante, parque de campismo, piscina flutuante e parque infantil. Uma praia que é um misto de descanso e aventura!

Dornes

A aldeia ribeirinha de Dornes é um dos grandes atrativos da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. Considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias, a pequena aldeia de Dornes, embora não tenha muitos locais de interesse no seu interior é uma aldeia cheia de histórias e de lendas.

Conhecida como a Terra Mítica dos Templários, foi em Dornes que constituíram um dos principais pontos estratégicos na defesa ribeirinha. Desse facto resultou um belo par de lendas e histórias enigmáticas que dão ainda mais alento e encanto a esta charmosa aldeia.

O ponto forte da aldeia, na nossa opinião, são as paisagens maravilhosas sobre o rio Zêzere e sobre a natureza que circunda esta pequena península. Contudo vaguear pelas ruas de empedrado, estreitas em direção ao seu ponto mais alto é um passeio bem agradável de realizar. No seu alto, está localizado o seu principal atrativo, o Templo de Nossa Senhora do Pranto e a Torre Pentagonal de Dornes e na sua frente um pátio largo com vista para a albufeira.

Se por outro lado pretender ir a banhos, pode dirigir-se à margem do rio e conhecer a fabulosa Praia Fluvial de Dornes e dar um mergulho enquanto contempla a paisagem fantástica da aldeia a ser abraçada pela natureza.

Praia Fluvial do Lago Azul

A Praia Fluvial do Lago Azul, também conhecida como Praia Fluvial da Castanheira, dispensa apresentações e é sem dúvida a praia mais conhecida de toda a região e, possivelmente, a causa de considerar fazer férias por estas bandas.

Como em todas as praias da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, a água é cristalina e azulada, particularidade que lhe concedeu o nome Lago Azul. Para aproveitar as qualidades da água pode ir a banhos das duas piscinas flutuantes presentes nas imediações da praia, ou caso pretenda um pouco de diversão experimentar a modalidade de wakeboard nos cable park do Lago Azul. É aqui que está localizada também a principal marina da albufeira, e se pretender praticar desportos náuticos ou simplesmente realizar um percurso pelo rio aqui é o sítio ideal para o seu ponto de partida.

Caso pretenda ficar instalado bem perto da praia, pode fazê-lo na reconhecida Estalagem Lago Azul e ser brindado com um despertar voltado para a paisagem deslumbrante da albufeira.

Dica:

Caso seja adepto de belos percursos pela natureza, aconselhamos o Percurso Pedestre do Lago Azul, um percurso circular com cerca de 13km que inicia nas imediações da praia. Um percurso que se faz em cerca de 4h, em qualquer momento do ano que o presenteia com algumas das melhores paisagens sobre a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. A vista da Capela São Pedro do Castro é lindíssima, um dos pontos de passagem do percurso.

Praia Fluvial da Bairrada ou Bairradinha

Na fronteira entre Tomar e Ferreira do Zêzere está localizada outra praia maravilhosa e bastante frequentada nos meses de Verão, a Praia Fluvial da Bairradinha.

Ao contrário da maioria das praias da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode esta praia tem areal o que torna muito mais confortável as idas à água e a própria permanência. Além disso é bastante espaçosa, dispõe de lugares de sombra e de um bar para uma refeição rápida ou tomar uma bebida.

Praia Fluvial dos Montes

A Praia Fluvial dos Montes, localizada na freguesia de Olalhas é uma das praias mais conhecidas do concelho de Tomar e uma das mais naturais e autênticas de toda a região.

Longe da civilização e ainda não atingida pela massificação turística esta praia é um lugar de tranquilidade e relaxamento na presença de uma paisagem natural irrepreensível. A Praia Fluvial de Montes foi ainda distinguida pela Quercos, com classificação de Ouro no que diz respeito às qualidades da sua água.

Aqui não irá encontrar qualquer infraestrutura de apoio, sem ser unicamente o cable park para a prática de wakeboard pelo que se considerar passar aqui o dia aconselhamos que venha prevenido com uma marmita.

Praia Fluvial do Alqueidão

O concelho de Tomar conta com um belo par de praias fluviais com uma localização maravilhosa, como é o caso da Praia Fluvial do Alqueidão na freguesia de Olalhas.

Embora não disponha de grandes infraestruturas de apoio, como balneários ou piscina flutuante, esta praia tem um útil parque de merendas com churrasqueira e mesas caso pretenda realizar um piquenique enquanto aprecia da vista impressionante para a Albufeira de Castelo de Bode.

A envolvência natural é de excelência e tem uma vista privilegiada para a Ilha do Lombo onde pela sua localização invulgar nos dá uma imensa vontade de nadar até ela.

Praia Fluvial de Alverangel

A Praia Fluvial de Alverangel conhecida pelos tomarenses como Praia do Casalinho é uma praia peculiar pelo conjunto de árvores que cresceram após o areal num dos braços da albufeira.

Diferente de todas as outras, com possibilidade de ir banhos tanto de um lado como do outro da barragem fazendo com que as pessoas se dividam e a praia se torne mais ampla.

Para chegar a este pequeno paraíso nem sempre é fácil face à procura que costuma ter nos meses de verão, sendo por vezes necessário estacionar o carro já bastante longe da praia. O caminho a pé até à mesma faz-se descendo uma acentuada ribanceira, a parte difícil está na vinda até ao carro subindo toda a colina. A praia não tem qualquer infraestrutura de apoio pelo que caso tenciona permanecer lá durante longos períodos de tempo aconselhamos que leve marmita.

O que visitar nos Arredores da Albufeira de Castelo de Bode?

A Albufeira da Barragem de Castelo de Bode é uma região de Portugal com magnificas praias fluviais e com um panorama natural do melhor que há em terras lusas. Bons mergulhos, boas caminhadas, aventura e fotografias lindíssimas são alguns dos melhores exemplos do que pode esperar da Albufeira de Castelo de Bode. Se ainda assim estes argumentos não são suficientes, pode aproveitar a sua visita à região e conhecer as vilas e cidades que estão localizadas na proximidade da albufeira.

Tomar

Tomar, a cidade templária, é um dos grandes atrativos da região centro de Portugal pela sua história e pelo seu valioso património. Uma visita à cidade de Tomar que se preze carece sempre de cerca de dois dias, para conhecer o seu centro histórico e principalmente o seu grande ex-líbris, o Convento de Cristo.

Principais locais de interesse de Tomar:

  • Convento de Cristo
  • Castelo de Tomar
  • Ermida da Nossa Senhora da Conceição
  • Mata Nacional dos Sete Montes
  • Praça da República
  • Parque do Mouchão
  • Igreja de Santa Maria dos Olivais

Abrantes

Abrantes é uma cidade com o melhor dos dois mundos, o Tejo e o Zêzere que oferecem ao município um belo par de praias fluviais que ajudam a suportar os dias quentes de verão. Embora os rios e as suas praias sejam um dos seus principais elementos de interesse, não podemos esquecer que Abrantes é sobretudo uma cidade de história. No alto da cidade está localizado aquele que é o seu principal atrativo, o Castelo de Abrantes, que outrora fora um dos mais importantes elementos da estratégia militar da região, que pela sua altitude permitem avistar grande parte do rio Tejo, Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa. Pelo centro histórico da cidade de realçar o importante património religioso onde se destaca as Igrejas de São João Baptista, Misericórdia e de São Vicente.

Principais locais de interesse em Abrantes:

  • Castelo de Abrantes
  • Museu D. Lopo de Almeida
  • Igreja Santa Maria do Castelo
  • Igrejas de São João Baptista
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja de São Vicente
  • Parque do Alto de Stº António

Vila de Rei

Pela localização fantástica e afortunada, Vila de Rei é um local que merece ser visitado sobretudo pelas paisagens extraordinárias para a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. Do Penedo Furado, dos seus passadiços e das vistas fantásticas já abordamos no ponto anterior em que falamos da Albufeira de Castelo de Bode, mas o que não podemos deixar de referir desta feita é que Vila de Rei é o ponto central de Portugal. Se dobrarmos Portugal em quatro partes iguais, a união das dobras seria localizada no Picoto da Melriça – Centro Geodésico de Portugal a 600m de altitude. O local merece a visita e a visão 360 graus sobre o horizonte é realmente estonteante sendo possível em dias limpos avistar a Serra da Estrela e Lousã. Uma vez em Vila de Rei não deixe de fazer um pequeno desvio e conhecer a aldeia de xisto da Água Formosa, uma charmosa aldeia no meio das montanhas repleta de casas de xisto.

Sertã

Na zona norte da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode encontramos o concelho da Sertã, município onde está localizada a Praia Fluvial do Trizío. Caso pretenda visitar esta praia e considere diversificar o seu dia aconselhamos uma visita à vila da Sertã. Localizada num vale e banhada por uma ribeira de mesmo nome da vila, neste concelho aconselhamos a visita ao Castelo da Sertã, à Ponte Romana e à Praia Fluvial da Ribeira Grande. Outro dos tesouros escondidos desta bucólica vila é gastronomia, onde são originários os famosos maranhos ou o bucho recheado.

Locais a visitar na Sertã:

  • Castelo da Sertã
  • Ponte Filipina da Sertã
  • Ponte Filipina da Sertã
  • Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim
  • Monte da Senhora da Confiança
  • Moinho das Freiras
  • Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira

Albufeira de Castelo de Bode | Onde dormir?

A Albufeira de Castelo de Bode abrange cinco concelhos e em todos eles irá encontrar excelentes opções de alojamento. Por estarem localizadas nas proximidades das melhores praias fluviais consideramos que as melhores localidades para pernoitar é Tomar, Ferreira do Zêzere ou Vila de Rei.

Ao contrário de muitas outras vezes que consideramos que é preferível mudar de hotel e reduzir o tempo desperdiçado em viagem, nesta região consideramos benéfico montar a sua base num hotel e a partir do mesmo realizar os seus trajetos até ao local pretendido. Os acessos são por norma bons e os locais não são muito equidistantes podendo rapidamente realizá-los de automóvel. A parte benéfica desta opção é que assim evita a sempre aborrecida tarefa de fazer e desfazer mala além dos check-in e check-out em novos hotéis.

Se pretender dedicar-se apenas a uma praia e à realização de desportos náuticos a melhor opção é ficar hospedado num alojamento bem perto de uma praia.

Os nossos conselhos:

Casa dos Ofícios

No centro histórico de Tomar, está localizada a Casa dos Ofícios, um hotel familiar de 4 estrelas que é um brinde ao bom gosto e ao requinte. Além do conforto, do pequeno almoço variado e da higiene rigorosa o grande factor de destaque deste alojamento está na homenagem que o mesmo faz aos ofícios que fizeram parte da história de Tomar e em particular aos ofícios que laboraram nas imediações do hotel.

Alojamento do Zêzere

Em plena vila de Ferreira do Zêzere, está localizado o Alojamento do Zêzere um cómodo e moderno hotel com quartos espaçosos e com todas as condições de higiene e segurança. Este alojamento apresenta uma das melhores relações qualidade/preço da região, que embora não esteja localizado nas proximidades das praias fluviais encontra-se perto de serviços úteis, como bons restaurantes e supermercados. De destacar que este Hotel não dispõe de pequeno-almoço, mas em contrapartida na parte debaixo do hotel encontra-se uma pastelaria de excelência, a Rosa do Zêzere, com bolos de enorme qualidade.

Albufeira de Castelo de Bode | Onde Comer?

Taverna Antiqua (Tomar)

Bem no centro histórico de Tomar, na Praça da República, experienciamos aquela que foi para nós uma das mais marcantes experiências gastronómicas. Mais do que uma refeição, este jantar é uma viagem há era medieval! Toda a decoração é alusiva à época, o jantar é à luz das velas, os pratos são de barro e os funcionários estão fardados com a indumentária da Idade Média. Todos os pormenores foram cuidados para que se sentisse realmente a navegar no tempo. Como fomos ao sábado ainda tivemos o privilégio de assistir a uma animação ao vivo com várias personagens medievais a dialogarem entre si e a interagirem com os clientes.

Se pensa que é tudo, esteja enganado a viagem no tempo salta da decoração para a mesa. Na ementa irá encontrar perninhas de rã, pernil de porco com molho de castanhas, coelho bravo à caçador ou bacalhau à mercador, entre outras opções. Acredite que jantar na Taverna Antiqua é uma experiência verdadeiramente memorável.

Grelha do Zêzere (Ferreira do Zêzere)

A Grelha do Zêzere, localizado no centro da vila de Ferreira do Zêzere, é um dos restaurantes mais procurados por quem visita a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. No seu cardápio de destacar a enorme qualidade das suas carnes que são o grande chamariz da casa. De todos os pratos o grande destaque são os típicos bifinhos no chapéu, que têm a particularidade de ser grelhados pelo próprio cliente num artefacto metálico aquecido. A carne escolhida na nossa passagem foi de novilho, era bastante tenra e antes de ser colocada no chapéu era envolvida num molho aquecido na base do mesmo. Assim mais do que uma refeição, este prato é toda uma experiência gastronómica em que o cliente tem que colocar a mão na massa e grelhar a carne a seu belo prazer através de um artefacto típico da região. Sem dúvida uma experiência a repetir.

Faz download gratuito do guia da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode e tem acesso em qualquer lugar e a qualquer hora!

Leia também

1 comentário

A península encantada de Dornes, Ferreira do Zêzere - A-Venturas.com 21/01/2021 - 20:36

[…] maravilhas sobre esta vila com uma localização a fazer lembrar uma ilha encantada, no meio da Albufeira de Castelo de Bode. Assim, numa das nossas saídas, enquanto instalados na Quinta da Eira Velha, na bonita Aldeia do […]

Responder

Faça um comentário