fbpx

TOP 20 das nossas praias portuguesas favoritas

por Fábio Santos

Portugal é definitivamente conhecido pelas qualidades das suas praias, de Norte a Sul somos brindados com estes verdadeiros presentes da natureza. Nós sempre fomos fãs de praia, seja para mergulhos no verão ou mesmo para calmos passeios durante as estações de outono e inverno. Apresentamos neste artigo o Top 20 das nossas praias favoritas de Portugal. Confiram!

1. Praia do Camilo

A Praia do Camilo, localizada no concelho de Lagos, é uma das nossas preferidas da lista que apresentamos. A beleza da praia começa logo na sua chegada. O acesso à praia é feito por uma enorme escadaria de madeira em que ao descê-la ficamos logo maravilhados com os raios de sol sobre o azul cristalino das águas algarvias.

A maioria das praias da região de Lagos não possuem areais gigantes, mas é por estes pequenos areais com as suas arribas características que tornam estas praias tão especiais e únicas. O único problema das dimensões reduzidas da praia é na hora de estender a toalha. Sendo uma das praias mais conhecidas da região, na época de verão está sempre muito lotada por isso aconselhamos que vá ao amanhecer ou ao final da tarde.

2. Praia da Ribeira do Cavalo

A Praia da Ribeira do Cavalo localiza-se a oeste de Sesimbra, e considerada por muitos uma das praias mais exóticas e selvagens de Portugal. As águas límpidas e cristalinas fazem tremer o ego das Maldivas e vegetação verde e toda a biodiversidade são os aspetos que tornaram esta praia foco de tanta atenção nos últimos anos.

Toda a beleza tem o preço, não é verdade? O preço aqui são 30 minutos de um percurso ingrime, entre socalcos e grandes desníveis que para compensar estão rodeados de uma beleza natural que compensa todos os esforços necessários. Se não pretender andar em trilhos sinuosos pode sempre chegar de barco a partir do Porto de Sesimbra. O nosso conselho é que pelo menos uma vez arrisque e faça o percurso, acredite que irá adorar a experiência.

3. Praia dos Galapinhos

A Praia dos Galapinhos, localizada na Serra da Arrábida, foi considerada a melhor praia da Europa em 2017 pela European Best Destination e esta condecoração não é à toa, o mar azul cristalino com as suas águas transparentes, a areia fina e a enorme montanha verdejante que a abraça, torna esta praia uma das mais bonitas em que já estivemos.

4. Praia da Ursa

Se a Praia da Ribeira do Cavalo tem um acesso difícil, a Praia da Ursa consegue superá-la! Para chegar à Praia é preciso descer uma acentuada montanha de pedra, onde o nível de dificuldade é bastante elevado. Mas, para todos aqueles que se consideram nature lovers, vão adorar esta praia! Um local exótico, com uma paisagem natural de tirar o fôlego, longe das habituais multidões que costumam invadir as praias.

Nota:  embora não seja uma praia de nudismo, pela sua pacatez e dificuldade de acesso, sempre foi um local utilizado para a prática. Embora não nos deparássemos com multidões de nudistas, sempre avistamos um ou outro.

5. Praia da Falésia

A junção dos tons alaranjados das falésias e os azulados do mar tornam a Praia da Falésia uma das praias favoritas dos portugueses e não só! Localizada nas imediações de Vilamoura, as qualidades desta praia já lhe valeram a distinção da 12ª melhor praia do mundo e a melhor de Portugal pelos “Travelers Choice 2018”. Na época de Verão é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam o Algarve e pelas condecorações facilmente se percebe o porquê.

6. Portinho da Arrábida

O Portinho da Arrábida, localizada no concelho de Setúbal, é uma pequena aldeia piscatória que, segundo diz a lenda, foi criada por frades franciscanos para os pescadores que chegavam à praia fugidos à pirataria. Verdade ou não, esta praia é uma das mais bonitas de região da Arrábida. A areia branca e fina, os variados tons de azul do mar e a verdejante vegetação da serra, torna-a num cenário de filme.

7. Praia dos Estudantes

A Praia dos Estudantes está localizada bem perto do centro histórico de Lagos e o seu acesso é bastante fácil. A praia ficou conhecida pelo arco romano que se formou dentro do mar e que começou a invadir os perfis de instagram com fotos maravilhosas. Nós fomos ao amanhecer e foi das nossas melhores experiências, estava completamente vazia e conseguimos apreciá-la sem ninguém à nossa volta.

8. Praia de Odeceixe

Classificada com uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia de Odeceixe localiza-se no concelho de Aljezur. Esta praia tem uma característica que a torna muito especial que é o facto de conter uma praia fluvial, visto que é limitada pela Ribeira de Seixe. Aqui podem tomar-se banhos de mar e de rio 😄 A praia insere-se entre as arribas de xisto e grauvaques, características da região, que tornam a paisagem de uma beleza incrível.

9. Praia da Arrifana

Esta praia, pela forma como está desenhada, faz lembrar uma concha. A partir das ruínas da antiga fortaleza, conseguimos perceber a harmonia que se faz sentir entre a ocupação humana, que se dispõe quase até ao mar, e a natureza que a envolve.

A enorme rocha vertical no mar, conhecida como “Pedra da Agulha”, é um dos ícones da costa vicentina e um dos principais motivos de visita.

10. Praia das Furnas

Situada perto de Vila Nova de Milfontes, a Praia das Furnas foi efeita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal, em 2012. A principal diferença desta praia e uma das suas maiores vantagens, é que é um dois em um: uma parte da praia é virada para o Oceano Atlântico, e outra virada para o rio. Para quem não é grande fã das águas frias do mar, pode sempre banhar-se nas águas tranquilas do rio.

11. Praia da Nazaré

Uma praia aqui bem pertinho de nós, faz parte da lista de praias que frequentamos desde a nossa infância. A Praia da Nazaré é conhecida sobretudo pelas ondas gigantes da Praia do Norte, mas o que mais nos encanta é a vila em si e toda a envolvência do local, que mantém as suas tradições, as típicas mulheres vestidas com o traje de sete saias, as barracas de lona com as riscas de várias cores.  

Dica: para apreciar toda a beleza da praia e vila, suba até ao Sítio e deixe-se deslumbrar pela vista.

12. Praia da Rocha

A Praia da Rocha é uma praia completa: tem um areal enorme, o mar calmo e de águas cristalinas e uma formação rochosa que tornam a paisagem natural deslumbrante. Localizada em frente à cidade de Portimão esta praia durante o Verão é uma das mais procuradas pelos turistas que escolhem o Algarve como o local de eleição para passar as suas férias. Para além das qualidades da praia nas imediações há sempre muita diversão para que o seu dia na praia não se torna uma monotonia.

13. Praia da Marinha

A Praia da Marinha, localizada no concelho de Albufeira, foi distinguida como uma das 100 praias mais bonitas do mundo, em 2007. O facto de estar rodeada por uma falésia, onde se destaca uma enorme pedra em forma de coração, tornam únicas as características desta praia. Se a paisagem impressiona, as qualidades da água também. O areal embora não seja enorme é bastante mais comprido do que a maioria das praias algarvias pelo que arranjar lugar acaba sempre por se tornar uma missão mais fácil.

14. Praia D. Ana

A região de Lagos para nós agrega um conjunto de praias lindíssimas, à qual tivemos que obrigatoriamente juntar a Praia D. Ana. As características morfológicas da costa de Lagos, com as suas falésias em tons alaranjados rodeados de uma vegetação autóctone tornam todas as praias muito especiais e com paisagens lindíssimas. O peso da paisagem tem um enorme peso na escolha das nossas preferências mas ainda assim não descuramos as qualidades da areia e da água límpida que completam o leque das principais qualidades desta praia.

15. Praia da Comporta

Os tons transparentes da água, o extenso areal branco, os cafés, as day beds na areia, são alguns dos aspetos que tornam a Praia da Comporta tão procurada. Esta praia sempre foi conhecida por ser frequentada por ricos e famosos, mas nos dias de hoje essa distinção já não acontece. As qualidades da praia são inegáveis, mas caso pretenda passar por lá o seu dia aconselhamos a levar uma marmita pois os preços dos estabelecimentos continuam a ser nada simpáticos.

16. Praia da Barra

A poucos quilómetros da cidade de Aveiro, a Praia da Barra é na época balnear invadida pelos aveirenses que procuram as águas frescas do oceano. Pela agitação marítima que é conhecida nas praias da região norte, esta praia é muito procurada para a prática de surf, bodyboard, kitesurf entre outros desportos aquáticos. O seu longo areal, os bares e cafés à pinha conferem uma alegria a esta praia que contagia toda a gente. O Farol da Barra é a imagem de marca desta praia por ser o maior farol de Portugal.

17. Praia da Bordeira

Se estiver a planear fazer uma roadtrip pela Costa Vicentina não se esqueça de incluir a Praia da Bordeira no seu roteiro. Próxima da aldeia da Carrapateira, aliás há quem a chame Praia da Carrapateira por causa dessa proximidade, esta praia tem características selvagens únicas. A sua paisagem deslumbrante que se pode obter mal se começa a descer para a praia através dos passadiços recentemente construídos é um dos principais pontos de destaque. Se gosta de descansar, ou praticar desportos aquáticos esta praia é indicada para si.

18. Praia das Maçãs

Para os amantes da região de Sintra, como nós, a Praia das Maçãs é possivelmente a praia mais icónica da região. Sempre muito procurada pelos habitantes da região, é possível chegar à praia a partir de Sintra através da tradicional rota de elétrico que foi recuperada recentemente. A praia encontra-se nas rodeada por uma simpática vila onde é possível almoçar ou beber um copo. O mar é sempre um pouco agitado por isso cuidado na hora de ir banhos, por sua vez a areia fina e fofa é perfeita para a hora de estender a toalha ou para as brincadeiras das crianças.

19. Praia da Adraga

Não tão conhecida com a Praia das Maçãs, a Praia da Adraga, também ela localizada na região de Sintra é para nós uma das mais bonitas do país. O seu ar natural, o longo areal e calma que por norma podemos encontrar nesta praia torna ela uma das nossas eleitas. O arco rochoso natural que podemos encontrar no lado direito é o principal cartão de visita desta praia. Se gostas de bons percursos pela natureza pode sempre perder-se pelos trilhos sobre as arribas que tem vistas verdadeiramente soberbas.

20. Azenhas do Mar

Continuando pela região de Sintra, a cerca de 14km da cidade podemos encontrar esta acolhedora vila das Azenhas do Mar. Do miradouro consegue obter uma vista fantástica sobre a vila e sobre a praia e é de lá que é possível tirar a fotografia lindíssima que tem enchido os feeds do instagram. O mar está sempre agitado mas senão quiser arriscar, pode sempre refrescar-se na piscina oceânica que durante a maré alta é inundada pelo mar.

Artigos relacionados

Conhece as melhores praias da Serra da Arrábida

Conhece as praias da região de Sintra

Esta é o nosso Top 20 de praias portuguesas favoritas, isto porque não queríamos abusar e fazer um Top 100 visto que adoramos todas as nossas praias 🙈

Que praias acrescentariam a esta lista? Deixa nos comentários 😊 

Leia também

Faça um comentário