fbpx

Top 10 locais mais bonitos de Portugal

por Fábio Santos

Conhecer Portugal é um privilégio que todas as pessoas deveriam ter. Com um património histórico vasto e paisagens naturais de cortar o fôlego, Portugal é um país de uma beleza indescritível. Neste artigo tentamos encontrar, de forma pouco consensual, o Top 10 dos locais que nós consideramos ser os mais bonitos de Portugal. Uma lista subjetiva, mas que acreditamos conter os locais que mais nos marcaram e que melhores recordações guardamos das nossas viagens. Conheçam a nossa lista e atrevam-se a conhecer o melhor que Portugal tem para oferecer!

1º Ponta da Piedade

O nascer e o pôr do sol são os dois momentos do dia em que a natureza nos oferece um verdadeiro espetáculo visual, gratuitamente. Já assistimos a lindos nascer e pores do sol, mas nenhum tão bonito como o da Ponta da Piedade. Localizado nas imediações de Lagos, os raios de sol a brilharem entre as arribas alaranjadas algarvias é um momento que toda a gente devia ter a oportunidade de assistir. A escassos quilómetros de distância irá encontrar algumas das mais belas praias de Portugal, como a Praia do Camilo ou a Praia D. Ana. Se for verão e estiver de visita à região não as deixe de conhecer e aproveite para se refrescar nas belas águas algarvias.

Palácio da Pena

Sintra é a nossa vila portuguesa favorita. Expoente máximo do romantismo em Portugal ficamos completamente rendidos às suas ruas e aos seus palácios megalómanos. Entre todos eles, o Palácio da Pena é o mais afamado e o mais deslumbrante. Localizado bem no cimo da Serra de Sintra, de uma arquitetura invejável e com as suas cores chamativas, este palácio é uma referência incontornável dos sítios mais bonitos a visitar em Portugal. Na visita ao palácio existe também a possibilidade de visitar os seus jardins e, acredite, vale realmente a pena. Muito bem arranjados e com uma vasta diversidade de espécies, os jardins do Palácio da Pena são um excelente local para descansar e aproveitar as maravilhas da natureza.

Baloiço de Trevim

A 1200m de altitude, em plena Serra da Lousã, encontramos uma das melhores vistas que já tivemos oportunidade de vivenciar. Se a vista já é perfeita, admirá-la a andar de baloiço tornou-se incrível. Através do projeto “Isto é Lousã” foram instaladas um pouco por toda a serra peças artísticas em madeira, onde de longe, o mais afamado é o Baloiço de Trevim. Baloiçar ao pôr do sol é um misto de recordações de infância com uma sensação incrível de liberdade e descontração. Um lugar que vale a pena pela sua beleza e originalidade. Visitem 😊

Ponte D. Luís I

A Ponte D. Luís I e a Ribeira do Porto são locais que nos deixam boquiabertos e nos fazem sentir realmente bem quando os visitamos. A sua estrutura metálica semelhante à usada na construção da Torre Eiffel é de uma beleza extraordinária. A semelhança com a Torre Eiffel não é descabida, uma fez que foi concebida por Théophile Seyrig, engenheiro belga discípulo de Gustave Eiffel. A energia do Porto é contagiante e o clima de alegria e boa disposição que se faz sentir na Ribeira dão uma cor especial à já exuberante ponte e ao Rio Douro. Não deixe de desfrutar da folia da Ribeira nos seus inúmeros bares, aprecie a sua beleza enquanto bebe calmamente um fino.   

5º Torre de Belém

A Torre de Belém é a grande figura de cartaz das principais atrações turísticas em Portugal e uma presença obrigatória em qualquer roteiro que se prese pelo território português. Embora seja o principal monumento português, foi há relativamente poucos anos que conhecemos o seu interior pela primeira vez. Inaugurada em 1520 a Torre de Belém é um símbolo da potência global que Portugal era na época dos descobrimentos. Esta obra prima é um verdadeiro símbolo do nosso nacionalismo, recheada de decoração alusiva à nossa história e de símbolos patrióticos. As suas arquiteturas soberbas juntamente com a localização privilegiada à beira Tejo tornam o local dono de uma beleza indescritível.

6º Santuário do Bom Jesus do Monte (Bom Jesus de Braga)

O grande cartão-de-visita da cidade de Braga é sem dúvida o Santuário do Bom Jesus do Monte. Sempre apinhada de turistas e de católicos, o santuário de origem barroca é de uma exuberância arquitetónica que deixa qualquer um sem palavras. No entanto, mais do que o santuário, este local é conhecido pela sua longa escadaria de 573 degraus. Subir as suas escadas e apreciar a envolvência natural do local é uma experiência única. Descubra cada recanto, incluindo os jardins que merecem igualmente a sua atenção.

Piódão

Piódão, a aldeia presépio como é conhecida, é um verdadeiro tesouro da região centro de Portugal. Antes de chegarmos à vila, na estrada que lhe dá acesso podemos logo admirar o charme da aldeia. Com as suas casas de xisto cuidadosamente ali colocadas sem grandes distâncias entre elas ficamos logo a perceber a sua alcunha. Ao chegar à aldeia irá encontrar gente de tamanha hospitalidade e simplicidade que o irão fazer sentir-se realmente em casa. Uma aldeia de histórias em que a simbiose entre as casas de xisto e a natureza o irá deixar sem palavras. Recomendamos!

Casas da Costa Nova

Localizadas na proximidade da cidade de Aveiro, as casas da Costa Nova são uma das grandes atrações turísticas da zona norte de Portugal. A simplicidade das casas, conjugadas com as suas diversas cores, tornam-nas irresistíveis e muito fotogénicas. No passado, as casas eram destinadas ao armazenamento de material de pesca, hoje em dia são na sua maioria utilizadas para atividades turísticas. Pela calma do lugar e pela beleza e simplicidade das suas casas ficamos completamente rendidos à Costa Nova do Prado.

9º Castelo de Guimarães

Designado como o Berço de Portugal, o Castelo de Guimarães é um marco histórico do nosso país. Ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas pela independência, o Castelo de Guimarães merece a sua visita e todo o nosso orgulho pelos factos importantíssimos que ali despontaram. Conjugar a visita ao castelo com a visita à belíssima cidade de Guimarães é o plano perfeito. Uma cidade muito interessante com um centro histórico com muito por descobrir em que vale a pena cada minuto a percorrê-la. Irá encantar-se com a cidade berço!

10º Castelo de Óbidos

Não muito distante da nossa residência, a menos de 1 hora, podemos encontrar o Castelo de Óbidos. Já o visitamos dezenas de vezes, mas continuamos a ter vontade de passear por lá. Atrás das suas longas muralhas podemos encontrar uma fantástica vila medieval recheada de apontamentos históricos e de uma áurea que nos faz imaginar o quotidiano da época. No seu interior irá encontrar diversos estabelecimentos turísticos, desde hotéis a cafés ou comércio tradicional. Durante o ano são realizados vários festivais onde se destaca a Feira Medieval ou o Festival do Chocolate.

Certamente deixamos de fora do nosso Top 10 locais que mereciam a sua presença. Mas os selecionados foram aqueles que mais nos marcaram e que mais vão ao encontro dos nossos gostos pessoais, das nossas experiências e possivelmente da nossa atitude ao conhecê-los. De qualquer forma, acreditamos que todos os locais que escolhemos são dignos da sua visita e de certo que não irão desfraldar as suas expetativas. Conheça o melhor que Portugal tem para oferecer!

Agora queremos saber, quais destes locais já conheceram e quais ficaram com vontade de conhecer? O que acrescentariam a esta lista? 🤔 

Leia também

Faça um comentário